A seguir, um belo review do Nokia 5530 escrito pelo leitor Rodrigo Nunes:

A cerca de um mês estou com o 5530 XpressMusic da Nokia em mãos e, sinceramente, não me arrependo pela aquisição do aparelho.

O 5530 é o primo mais novo do 5800 XpressMusic e conta com uma câmera de 3.2 megapixels com flash LED, Wi-fi, Acelerômetro, um cartão micro SD de 4GB, Touch Screen e ainda o sistema operativo Symbian S60v5. Mesmo sem GPS e 3G o celular tem suprido minhas necessidades com eficiência e devo lembrar que ,caso precise, existe receptores GPS Bluetooth que funcionam perfeitamente no aparelho alem de sistemas de posicionamento baseado em pacotes de dados como o Google Maps.

O 5530 é o touch screen mais acessível da Nokia no mercado custando cerca de R$ 699,00, sendo mais versátil, prático, útil e um design muito elegante se comparado com seus concorrentes.

Touch Screen e Acelerômetro:

O touch screen do celular é completamente funcional, ele inclui uma função chamada Kinetic Scrolling que permite que listas, como a de contatos ou a de músicas, deslize facilmente com o arrastar dos dedos pela tela. O aparelho possui também um sistema de reconhecimento de escrita muito eficiente, basta você escrever a letra na tela do celular quando estiver digitando algo que ela rapidamente é reconhecida pelo sistema e digitada. Existe também a opção de digitar num teclado normal, que alterna entre um simples teclado numérico e o QWERT apenas com o movimento do aparelho da vertical para horizontal. A experiência de navegação em paginas da internet também se tornou melhor com o touch screen.

Outra funcionalidade interessante do touch screen é o modo de atender ou recusar ligações. Para atender basta deslizar o dedo na tela touch da esquerda para direita em uma faixa amarela que aparece, já para recusar basta fazer o movimento contrário em uma faixa roxa logo abaixo.
O celular possui também o botão XpressMusic que é uma espécie de atalho para as funções multimídia do aparelho.

O acelerômetro do aparelho também é bastante funcional e, alem da função de girar a tela, inclui funções como silenciar uma chamada ou um despertador apenas virando o celular, tudo isso sem que seja preciso instalar aplicativos extras. O acelerômetro permite também jogar sem que a necessidade dos típicos botões. E por falar em botões, o aparelho conta apenas com 4 que é o Power, o volume, o da câmera e um botão que é uma espécie de trava para tela touch do aparelho.

Hardware:

No quesito hardware o 5530 também não fica pra traz de grandes sucessos da Nokia como o N95.

O 5530 conta com incríveis 128MB de memória RAM, 90MB de memória interna (esse numero pode variar de aparelho pra aparelho) e um Micro SD de 4GB. Possui também um telão de 2,9” polegadas, com 640×360 pixels de resolução, 16 milhões de cores e controle de brilho. Ele possui um sistema de supressão de ruídos que melhora a experiência ao escutar uma música com os fones de ouvido e ainda conta com o processador de áudio que permite uma autonomia de 27 de musica ininterrupta! Alem de plugue para fone de ouvido estéreo de 3,5 mm, possibilitando assim usar qualquer fone de ouvido tradicional no aparelho.

Devo ressaltar também que o celular suporta cartões de 4GB, 8GB e 16GB!

Ele tem uma bateria (BL-4U) de 1000mAh(3.7V – 3.7Wh) e quando utilizo todos os recursos do aparelho, ela dura o dia todo sendo necessário apenas recargas noturnas no aparelho.

E pra terminar a parte de hardware meus amigos, nosso querido 5530 conta com um Processador ARM 11 434 MHz contra um de 369mhz do 5800. Um desempenho 17% maior!

Conectividade:

O 5530 conta com Wi-Fi, Bluetooth 2.0 com A2DP, GSM/EDGE e a conexão USB que são suficientes para atender com perfeição boa parte do público atual. A funcionalidade 3G não me fez tanta falta já que a Wi-Fi do aparelho supre com eficiência a falta deste recurso.

Quanto ao Bluetooth, ele é completamente compatível com todos os acessórios Bluetooth da Nokia como os fones de ouvido Bluetooth stereo, teclado QWERT físico portátil, receptor GPS Bluetooth e a mais recente atração da Nokia: O receptor de TV DIGITAL. Isso mesmo amigos, com esse acessório dá pra ver TV em HD no 5530! Simplesmente FANTÁSTICO!

Sistema operacional:

Quanto ao sistema operativo não é necessário nem explicar, pois a plataforma Symbian já é bastante conhecida e na sua nova versão em aparelhos Nokia não deixou nada a desejar. Ele conta com a versão Symbian OS v9.4, Série 60 rel. 5 que é a mais recente em circulação no mercado e que possui uma gama de aplicativos muito grande o que transforma seu aparelho em um verdadeiro Canivete Suíço. A versão S60v5 veio muito mais intuitiva e rápida contando com excelentes gráficos e animações de menus.

É importante lembrar também que o celular é completamente compatível com a plataforma JAVA e aceita perfeitamente os aplicativos nela desenvolvidos.

Multimídia:

A câmera de 3.2 megapixels é de excelente qualidade e possui auto focus deixando a desejar somente em algumas situações de cenas noturnas com pouca iluminação. O 5530 filma a 30 Fps e também com uma boa resolução contando ainda com o Flash que pode ser ativado durante a filmagem.

Quando o quesito é musica, o 5530 XpressMusic não deixa nada a desejar. Possui um player de excelente qualidade e um som completamente admirável, tanto nos fones de ouvido quanto nos do próprio aparelho.
A Galeria do aparelho é completamente intuitiva e organizada. Permite passar fotos com um simples arrastar de dedos e alternar entre vertical e horizontal com um simples movimento no aparelho.

Reproduz vídeos com excelente qualidade no player nativo do aparelho (Real Player), sendo essa uma das funções que mais gosto no aparelho. Vídeos em alta qualidade em uma tela de 2,9” polegadas e ainda com uma qualidade sonora sem igual.

Devo lembrar também que ele permite Streaming de vídeo, possibilitando assim assistir vídeos em sites como o Youtube.

A visualização e navegação em paginas da internet nele também são excelentes possibilitando uma experiência sem igual devido ao Touch Screen e a tela de 2,9” polegadas.

Outra função multimídia interessante é o atalho multimídia, no lado direito superior do aparelho, que deixa as funções multimídia rapidamente acessível em qualquer tela.

Design:

É um celular muito elegante. Por ser pequeno, leve e fino se adéqua tanto aos homens quanto as mulheres. É altamente resistente também, pois conta com um acabamento é de aço inoxidável.

Funções diversas:

O celular pode se tornar um escritório móvel devido à infinidade de aplicativos que podem ser instalados e também devido as varias funcionalidades do aparelho.

Outra funcionalidade interessante é adição de contatos na tela principal do aparelho. Lá eles aparecem juntamente com a foto bastando um toque para que todas as interações recentes com o determinado contato sejam exibidas.

Temos também o comando de voz que possui um sintetizador de excelente qualidade.

Contras:

Até o momento não me arrependo da aquisição do aparelho, no entanto lendo alguns posts por ai tenho visto que muitos usuários estão com 2 problemas com o aparelho. Um deles é uma possível falha de hardware ou software que faz com que o aparelho reinicie sozinho, porem esse problema não aconteceu, até o este momento, com meu aparelho e acredito que a Nokia trabalhe em uma solução para tal problema.

Outro problema é uma possível folga na bateria, porem essa folga não é tão relevante e não causa nada no aparelho quando esta de tampa fechada.

Prós:

É um aparelho completo e barato, não deixa a desejar em varias funcionalidades e ainda tem um designer elegante. Não me arrependo da minha aquisição e recomendo a todos.

* O texto é de inteira responsabilidade do autor, não me responsabilizo por erros gramaticais, informações incorretas e/ou inexistentes.